quinta-feira, 11 de março de 2010

A volta do tomate sêco...

Olá meninas...
Atendendo a pedidos...vou passar o jeito que eu fiz o tomate sêco...Não tenho o passo a passo..mas acho que da pra entender...
Primeiro lave bem os tomates e corte-os em quatro...tire as sementes...
Coloquem virados com a pele para cima sobre um papel toalha para escorrer bem....
Depois coloquem em uma assadeira...com a pele para baixo....Em um recipiente coloquem açuçar e sal...por exemplo duas colheres de sopa de açucar para uma de sobremesa de sal...Essa medida varia de acordo com a quantidade que irão fazer...
Já com pedaços arrumados polvilhe a mistura de açucar e sal...não precisa exagerar...é salpicar...Feito isso virem os pedaços para baixo ficando com a pele pra cima...e polvilhem de novo a mistura.
Desse jeito, com a pele para cima levem ao forno ja quente...Eu deixo em temperatura mais para alta do que para baixa...Quando esses pedaços apalpando com um garfo ja estiverem molinhos e ja soltado bastante liquido..desvirem os pedaços e deixem ate secar....
Eu não gosto que fiquem esturricados...ai vai do gosto de cada um...
Deixem esfriar...e coloquem em um vidro em camadas...ou seja....uma camada de tomate, por cima alho picadinho, orégano, manjericão ( outra erva que gostem...tomilho fica muito bom, folhas de louro, alecrim, etc...)..Eu costumo fazer vidrinhos menores com uma erva diferente em cada um...
Depois de completar o vidro...coloquem azeite..até cobrir os tomates....
Para quem achar caro colocar azeite pode ser um bom óleo comum...mas com azeite fica divino...
Aí é só utilizar nas suas receitas preferidas...
Ah. guardem na geladeira...

BOM APETITE....

5 comentários:

  1. Olá, obrigada pela receita, ficou bem explicadinha e é assim que costumo fazer tb, mas tem um tempao que nao faço mais....nao tenho paciencia...demora muito...rs...mas o caseiro é sempre mais gostoso!
    beijos
    so

    ResponderExcluir
  2. Querida Lu, grata pelas suas ternas e sábias palavras. Sim, claro que pode fazer referência a este meu texto e creio que ajuda sempre a despertar consciências para um mundo melhor, que tem de partir de nós mesmos.

    Gostei de te conhecer e tb já estou-te seguindo.

    Beijinhos from ** Barcelona
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Muito obrigada pela receitinha do tomate! Vou por a mão na massa, digo, no tomate!! Quanto aos origamis do Divino, R$ 8,00 a Mandalinha tipo chaveirinho e R$ 13,00 o quadrinho, mais despesas de envio (PAC/Sedex). Para o pagamento, depósito em conta. Para encomendar é só me mandar um email rbinneck@yahoo.com ou dragao_ritmico@hotmail.com
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lu!
    Amei receber sua visita na minha casa, e adorei conhecer você e seu espaço gostoso.
    Espero que a gente possa trocar experiências, pois eu adorei suas artes!

    Um ótimo fim de semana!

    BjOs da Re.

    ResponderExcluir
  5. Hum adoro tomate seco, deve ficar uma delícia. E com uma embalagem linda dessas mais gostoso ainda. Bjs

    ResponderExcluir

aguardo seu comentario